Aprenda a LIdar com o INESPERADO
Olá,
Um dos primeiros passos em direção a uma vida de sucessos é aprender a lidar com o inesperado.
No texto de hoje, Fran Christy explica por que o controle das emoções, popularmente chamado de
"inteligência emocional", é a chave para lidar com situações inusitadas.
"A diferença básica nas respostas para lidar com o inesperado é a maturidade
emocional e esse é um dos principais diferenciais da pessoa bem sucedida.
As emoções estragam tudo! A pessoa bem sucedida não se altera emocionalmente,
não se desespera, não sente frustração, ansiedade ou irritação (ou processa essas
emoções rapidamente e não deixa que elas afetem sua reação).
A pessoa com perfil de fracassado deixa que suas emoções boicotem sua performance.
Ansiedade, frustração, irritação, agressividade e raiva nunca resolveram problema algum.
Inteligência emocional é a capacidade de administrar as próprias emoções de forma
assertiva e pragmática, resultando em respostas mais adequadas aos estímulos do
ambiente. O inesperado é um estímulo e o que determina as consequências e o
desenrolar da situação são as respostas que você escolhe dar.
O inesperado pode desencadear o desespero, por exemplo, revelando dificuldade para
organizar as próprias emoções em um nível extremo. A ansiedade e a frustração
também revelam imaturidade emocional, pois as informações e os fatos não são
processados de maneira adequada, resultando em respostas indesejáveis às situações.
Vejo que existe certa dificuldade para as pessoas compreenderem esse ponto de vista,
pois vivemos em uma sociedade em que a emoção é supervalorizada, então quando
falamos em ser 'frio', em 'pisar' nas emoções, as pessoas arregalam os olhos surpresas
e não entendem bem o que é que eu quero dizer com tudo isso.
Primeiramente, é importante separar bem sentimentos de emoções. O que deve ser
valorizado são os sentimentos, como amor, fraternidade e empatia, por exemplo.
Emoções, por outro lado, são exacerbações, ou seja, exageros desnecessários, e
geralmente descambam para lado negativo, pois dão demasiada vazão ao ego. O ego,
por sua vez, é aquela parte 'negra' de nossa personalidade que é mimada, orgulhosa,
vaidosa e deseja que o mundo se ajoelhe aos nossos pés. O ego frequentemente dá
vazão a emoções negativas, pois como ele 'exige' que o mundo seja perfeito e que
tudo ocorra como ele quer, quando as coisas 'ousam' ter vida própria (situações,
pessoas, etc.), o ego dá 'piti' e aí é que sentimos a frustração, a ansiedade, o medo,
a raiva.
Quanto mais intensa for a sensação de que a vida deve se desenrolar como nós
queremos e ponto final, mais intensas serão as sensações de rejeição quando as
coisas começarem a se desviar de nossa vontade e expectativas. Frustração, tristeza
e raiva são sensações de rejeição - não queremos ou não gostamos do que está
acontecendo ou da forma como as situações estão se desenrolando e reagimos
emocionalmente.
Por outro lado, quanto menos expectativas temos sobre como as coisas devem ser e
acontecer, menos pressão colocamos na vida e nas pessoas ao nosso redor e menos
emoções desencadeamos quando a vida simplesmente acontece da forma como ela
quer acontecer."
(Trecho adaptado do livro Planejamento Estratégico Pessoal, de Fran Christy)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por fazer parte deste time!!
Academia do amor, foi feito pra voce!