Aprenda a LIdar com o INESPERADO
Olá,
Um dos primeiros passos em direção a uma vida de sucessos é aprender a lidar com o inesperado.
No texto de hoje, Fran Christy explica por que o controle das emoções, popularmente chamado de
"inteligência emocional", é a chave para lidar com situações inusitadas.
"A diferença básica nas respostas para lidar com o inesperado é a maturidade
emocional e esse é um dos principais diferenciais da pessoa bem sucedida.
As emoções estragam tudo! A pessoa bem sucedida não se altera emocionalmente,
não se desespera, não sente frustração, ansiedade ou irritação (ou processa essas
emoções rapidamente e não deixa que elas afetem sua reação).
A pessoa com perfil de fracassado deixa que suas emoções boicotem sua performance.
Ansiedade, frustração, irritação, agressividade e raiva nunca resolveram problema algum.
Inteligência emocional é a capacidade de administrar as próprias emoções de forma
assertiva e pragmática, resultando em respostas mais adequadas aos estímulos do
ambiente. O inesperado é um estímulo e o que determina as consequências e o
desenrolar da situação são as respostas que você escolhe dar.
O inesperado pode desencadear o desespero, por exemplo, revelando dificuldade para
organizar as próprias emoções em um nível extremo. A ansiedade e a frustração
também revelam imaturidade emocional, pois as informações e os fatos não são
processados de maneira adequada, resultando em respostas indesejáveis às situações.
Vejo que existe certa dificuldade para as pessoas compreenderem esse ponto de vista,
pois vivemos em uma sociedade em que a emoção é supervalorizada, então quando
falamos em ser 'frio', em 'pisar' nas emoções, as pessoas arregalam os olhos surpresas
e não entendem bem o que é que eu quero dizer com tudo isso.
Primeiramente, é importante separar bem sentimentos de emoções. O que deve ser
valorizado são os sentimentos, como amor, fraternidade e empatia, por exemplo.
Emoções, por outro lado, são exacerbações, ou seja, exageros desnecessários, e
geralmente descambam para lado negativo, pois dão demasiada vazão ao ego. O ego,
por sua vez, é aquela parte 'negra' de nossa personalidade que é mimada, orgulhosa,
vaidosa e deseja que o mundo se ajoelhe aos nossos pés. O ego frequentemente dá
vazão a emoções negativas, pois como ele 'exige' que o mundo seja perfeito e que
tudo ocorra como ele quer, quando as coisas 'ousam' ter vida própria (situações,
pessoas, etc.), o ego dá 'piti' e aí é que sentimos a frustração, a ansiedade, o medo,
a raiva.
Quanto mais intensa for a sensação de que a vida deve se desenrolar como nós
queremos e ponto final, mais intensas serão as sensações de rejeição quando as
coisas começarem a se desviar de nossa vontade e expectativas. Frustração, tristeza
e raiva são sensações de rejeição - não queremos ou não gostamos do que está
acontecendo ou da forma como as situações estão se desenrolando e reagimos
emocionalmente.
Por outro lado, quanto menos expectativas temos sobre como as coisas devem ser e
acontecer, menos pressão colocamos na vida e nas pessoas ao nosso redor e menos
emoções desencadeamos quando a vida simplesmente acontece da forma como ela
quer acontecer."
(Trecho adaptado do livro Planejamento Estratégico Pessoal, de Fran Christy)
3º Encontro So Para Elas em Indaiatuba-SP
Ola pessoal!
A mulherada de Indaiatuba é FANTASTICA!
Elas comparecem aos eventos, sao comprometidas e admiraveis.
Fico feliz de trabalhar com um publico tao seleto como VOCES ALFAS!
Devido a procura no dia 24/04/2012 estaremos realizando o nosso encontro novamente, onde abordarei sobre FELICIDADE E LIDERANÇA PESSOAL.
A turma do dia 18/04 foi uma MARAVILHAAAA!
Nao deixe de convidar as suas amigas, parentes para este Movimento de mulheres poderosas de Indaiatuba.
Torne-se uma mulher ALFA de corpo, mente e alma!
Inscreva-se - 5 vagas disponiveis.
Valor: R$25,oo.
Ate mais!
SEJA A PESSOA QUE TEM QUE SER
Conta a história que um casal tomava café da manhã no dia de suas bodas de prata.
A mulher passou a manteiga na casca do pão e o entregou para o marido, ficando com o miolo. Ela pensou: "Sempre quis comer a melhor parte do pão, mas amo demais o meu marido e, por 25 anos, sempre lhe dei o miolo. Mas hoje quis satisfazer meu desejo. Acho justo que eu coma o miolo pelo menos uma vez na vida".
Para sua surpresa, o rosto do marido abriu-se num sorriso sem fim e ele lhe disse: "Muito obrigado por este presente, meu amor... Durante 25 anos, sempre desejei comer a casca do pão, mas como você sempre gostou tanto dela, jamais ousei pedir!"
Moral da história:
1. Você precisa dizer claramente o que deseja, não espere que o outro adivinhe...
2. Você pode pensar que está fazendo o melhor para o outro, mas o outro pode estar esperando outra coisa de você...
3. Deixe-o falar, peça-o para falar e quando não entender, não traduza sozinho. Peça que ele se explique melhor.
4. Esse texto pode ser aplicado não só para relacionamento entre casais, mas também para pais/filhos, amigos e mesmo no trabalho.
5.Mude seus habitos seje sincero e verdadeiro com seu coracao ,tenha intimidade com Deus, invista em Autoconhecimento, busque ser feliz hoje e agora!
Venha fazer parte da Fanstastic Woman's Group!E torne-se ALFA!
Ligue: 19-38944822
Lider de Si mesma! E Feliz HOJE AGORA!
Hoje vou dar a dica: Seja feliz hoje e agora.Lidere suas emoçoes e foque em suas melhores ATITUDES!
Tecnica: DCD
(Duvidar - Criticar - Determinar)
Controlar sua emoçoes com esta tecnica pode te trazer grandes beneficios!
Afirme: Essa emoção nao tem fundamento!Nao serei mais algemado por ela.DETERMINO ser livre e reconstruir minha historia , minha vida.
Resgatando imediatamente a minha liderança mental.
Eu determino: SER FELIZ AGORA! Fonte: Augusto Cury
Participe do 3º Encontro So Para Elas e venha viver esta Felicidade e Plenitude!
Dia: 18/04/2012
Local: A defnir
Horas: Das 19.00 as 21.00
Promovido pela Fantastic Woman's Group.
19-38759511
19-92391369
academiadoamor@gmail.com
Assinar:
Postagens (Atom)


